Fosseis / Terra

 

O que é um fóssil?

Fóssil é o resto de um organismo, ou os vestígios da sua actividade (tais como pegadas, ovos, etc.), que viveu num determinado momento da história da Terra e que se encontra preservado nos estratos das rochas sedimentares.

 

Processos de fossilização

Moldagem: Neste tipo de fossilização desaparecem as partes moles do ser vivo, ficando apenas um molde das suas partes duras, como, por exemplo, conchas, ossos, dentes, caules ou nervuras.

Marcas: As marcas são impressões deixadas pelo ser vivo que ficam conservadas, como é o caso das pegadas de dinossáurios.

Mineralização: Neste tipo de fossilização, a matéria que constitui o ser vivo é substituída por certos minerais, como a calcite e a sílica, quando os sedimentos que envolvem o organismo sofrem compressão devido ao peso dos que sobre eles se vão acumulando, acabando os minerais que os compõem por cimentar e formar rocha.

Registos rígidos: Muitos fósseis correspondem a vestígios rígidos de organismos, tais como ossos, conchas ou dentes.

Mumificação ou Conservação «total»: Em situações especiais podem surgir fósseis raros, de todo ou quando todo o organismo, mesmo das suas partes moles. Dois bons exemplos destes processos são os casos do mamute - ser extinto há milhares de anos - , encontrado conservado por congelamento nas regiões das neves eternas, e dos insectos conservados em âmbar.  

 

 

Estratos » Os estratos são camadas horizontais sobrepostas em que se dispõem as rochas sedimentares, além dos fósseis e das rochas, contêm registos dos ambientes antigos e das actividades geológicas internas e externas da Terra, quer na época da sua formação quer em épocas posteriores.

 

Príncipio do actualismo »  os processos geológicos têm ocorrido, durante a história da Terra, do mesmo modo que ocorrem na actualidade.

Datação Radiométrica » Idade Absoluta ou idade radiométrica: é a idade numérica das rochas e dos minerais, baseada nas propriedades radioactivas de certos elementos químicos. A ciência que faz a datação radiométrica das rochas denomina-se Geocronologia.