Sopa com 2400 anos encontrada num túmulo na China

13-12-2010 21:22

 

Uma equipa chinesa de arqueólogos descobriu uma sopa com 2400 anos de existência no interior de um recipiente de bronze encontrado no túmulo da primeira capital da civilização chinesa, Xian, no noroeste do país.

O diário oficial China Daily revela hoje que uma equipa do Instituto Arqueológico da província de Shaanxi encontrou a terrina no interior de um túmulo do período dos Estados Combatentes (475-221 a.C.), no lugar onde está em construção a segunda fase do aeroporto central de Xianyang.

"É a primeira vez que arqueólogos chineses desenterram um recipiente com uma sopa de ossos no interior", sublinhou o chefe da equipa, Lin Daiyun. Liu explicou que foram encontrados três recipientes, enviados para o laboratório do instituto para estudo das futuras condições de preservação e dos conteúdos.

Na terrina que continha a sopa de ossos de animal havia três patas, e noutro recipiente estava um líquido inodoro que poderá ser um tipo de vinho da antiguidade. Com o tempo, a sopa adquiriu um tom de verdete, a patine tóxica que se forma na superfície do bronze, numa terrina com 20 centímetros de altura e 24,5 de diâmetro.

Os especialistas pensam que o ocupante do túmulo era um alto funcionário ou um familiar do rei Qin, uma vez que se encontra a 300 metros do mausoléu real. Num túmulo adjacente, a equipa encontrou outros recipientes idênticos, embora partidos, e ossos de vaca.