Mini-tornado em Tomar e Ferreira do Zêzere danifica drasticamente habitações e faz cerca de 30 feridos

13-12-2010 21:01

 

Um mini-tornado atingiu durante a tarde de 07 de Dezembro, perto das 14h30, o concelho de Tomar e Ferreira do Zêzere. Ao todo, mais de 200 casas ficaram sem telhado e o jardim-escola João de Deus, situado na estrada de Leiria ficou praticamente destruído.


No interior do edifício estavam cerca de 70 crianças, ficando 16 delas com alguns ferimentos ligeiros, sendo de imediato encaminhadas para o hospital da cidade. No entanto, “todas as crianças estão fora de perigo e apenas foram para o hospital por precaução, não havendo vítimas com gravidade”, adiantou Leonel Graça, da Câmara Municipal de Tomar. Segundo o primeiro comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, Manuel Mendes, “a destruição é total, são pessoas com ferimentos ligeiros, casas sem telhados, árvores nas estradas, não há palavras”.

Ao que pudemos apurar, o mini-tornado terá durado cerca de 15 minutos e ter-se-à iniciado a 2 quilómetros da cidade de Tomar. Os ventos fortes terão provocado inúmeros estragos em habitações e viaturas e terão levado à queda de algumas árvores que obstruíram as vias. Uma das árvores caídas obstruiu mesmo a ligação ao Convento de Cristo, mas, segundo o responsável pela Protecção Civil, “a situação já se encontra normalizada e já não há árvores a obstruir as vias rodoviárias”